Casas Modernistas do Recife

E-mail Imprimir

Casa_n_625_1aO Curso Gestão de Restauro/CECI, através da coordenação técnica e de algumas alunas bolsistas-estagiárias assumiram a responsabilidade pela elaboração do Projeto de Restauração das Casas Modernistas, localizadas à Avenida Rosa e Silva, nos 625 e 639, no bairro das Graças, cidade do Recife (Pernambuco).

 


Trata-se de um grande desafio, pois o CECI não teve uma experiência prática com edificações de valor cultural do período Modernista da Arquitetura desde a realização do primeiro Curso Latino Americano sobre a Conservação da Arquitetura Moderna – MARC/AL, em 2009.

O projeto é consequência das ações da Prefeitura da Cidade do Recife – PCR, através da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural – DPPC, órgão integrante da Secretaria de Planejamento Urbano (SEPLAN), junto ao proprietário do imóvel. Uma reunião foi realizada na sede da DPPC (25 jun. 2018), com os arquitetos do CECI/Curso Gestão de Restauro e arquitetas da Municipalidade para o esclarecimento quanto às diretrizes que devem ser observadas no projeto. Participaram pela Prefeitura: Lorena Veloso (arquiteta), chefe da DPPC, Marília Dantas (advogada), Cicilia Melo (arquiteta), Maria Cecília Vargas (arquiteta); participaram pela empresa Jorge E. L. Tinoco Restauração e CECI/Curso Gestão de Restauro: Jorge Eduardo Lucena Tinoco (arquiteto), e Thalita Oliveira e Cíntia Guedes (arquitetas).

O projeto vem num momento em que as casas se encontram num processo de arruinamento, iniciado pouco após a venda dos imóveis que culminou com o ingresso de processo judicial iniciado pela Prefeitura. O processo deverá contemplar o resgate das características arquitetônicas e da paisagem valoradas pela DPPC para que o imóvel consiga explorar comercialmente a edificação aliada a conservação do patrimônio como retorno dos investimentos. Todo o processo de decaimento pode ser visto a partir de 2015 nas mídias e redes sociais com as notícias sobre as perdas dos espaços internos, externos e das características arquitetônicas modernistas.

O coordenador técnico do Curso Gestão de Restauro disse que há um grande interesse acadêmico neste projeto e que serão produzidos estudos e análises com vistas aferir as possibilidades de conciliação das teorias do restauro da Arquitetura Moderna nas práticas da vida real da Gestão Pública do Patrimônio Cultural e dos interesses do Mercado Imobiliário.

DPPC_1a

Img. 1 –Jorge Eduardo Lucena Tinoco, Cíntia Guedes, Cicilia Melo, Maria Cecília Vargas, Marília Dantas, Lorena Veloso e Thalita Oliveira (Esquerda para a direita).

casa_moderna_1a

Img. 2 – Aspecto das Casas Modernistas, Av. Rosa e Silva, 625 e 639, Graças, Recife – PE. Fonte: Google, 2017. Disponível em: www.google.com.br/maps/place/Av.+Conselheiro+Rosa+e+Silva. Acesso em: 27 jun. 2018.

casa_moderna_2a

Img. 3 – Aspectos das Casas Modernistas, Av. Rosa e Silva, 625 e 639, Graças, Recife – PE, em jan. 2018. Fonte: Modulação Wordpress. Acesso em: 27 jun. 2018.

 

Projetos

Baltar Biblioteca

conservar_2

Pátio de São Pedro

plano-diretor

istmo

Leia a revista internacional

CT

Parceria voluntária

Lima_e_Silva_Advogado_e_Consultoria

 

 

 

Elaboração e acompanhamento de projetos de incentivos fiscais oferecidos em âmbito federal, estadual e municipal.

Você está aqui: Home Notícias Casas Modernistas do Recife