Curso Gestão de Restauro - CANTEIRO DIDÁTICO

E-mail Imprimir

maquete

CANTEIRO DIDÁTICO do Módulo Presencial do Curso de Gestão e Prática de Obras de Conservação e Restauro do Patrimônio Cultural - Gestão de Restauro em novembro de 2017

VENHA PARTICIPAR !

Faça sua inscrição enviando e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

O Curso Gestão de Restauro (16a edição) estará realizando no mês de novembro próximo o Módulo III que corresponde às aulas presenciais. Você poderá participar, mesmo que não seja aluno do curso. Envie-nos um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. para obter mais informações.

O curso visa a capacitação de profissionais para as boas práticas das gestões da manutenção, conservação e do restauro a partir de obras e serviços em edificações de valor cultural. Busca desenvolver as habilidades nas boas práticas da conservação, nas técnicas tradicionais de construção e nos procedimentos de direção, execução e fiscalização de obras e serviços de manutenção, conservação e restauro, assim como de acautelamentos e salvamentos de bens culturais.

As aulas presenciais fazem parte do Módulo III que contemplam também visitas orientadas às edificações históricas em obras ou que tenham sido objetos de intervenções recentes. Ocorre no mês de novembro no Sítio Histórico de Olinda, numa parceria com o Museu de Arte Sacra de Pernambuco – MASPE/FUNDARPE. É nessa oportunidade que os participantes têm contato direto com professores e mestres de ofícios com largas experiências nos ofícios tradicionais da construção e em obras e serviços de restauro.

Apresentamos algumas imagens de edições passadas nas atividades práticas no canteiro didático do Curso.

canteiro_diadatico3a
Canteiro didático localizado no MASPE (antigo Palácio dos Bispos) no Alto da Sé, cidade de Olinda, Pernambuco. Parceria CECI/MASPE-Fundarpe
teoria_na_pratica
Aplicação de teoria para as práticas dos ofícios das alvenariais/revestimentos com o Instrutor do MONUMENTA-BID/CECI, Mestre Amauri Luiz de Queiroz, formado pelo Centro Europeo di Venezia per i Mestieri della Conservazione del Patrimonio (Itália) e na prática de mais de trinta anos de trabalhos na área da conservação do patrimônio cultural construído.
aplicando_reboco testes_cal
Mestre Amauri, demonstrando os métodos de aplicação de rebocos a base de cales aérea e hidráulica. O método de "chapear” argamassa com cal aérea está esquecida pela grande maioria dos oficiais pedreiros da construção civil. Prof. Jorge E. L. Tinoco demonstrando as reatividades de alguns tipos de cal virgem da região do Sertão do Araripe (Pernambuco), assistido pelo Prof. Dr. Carlos Wellington (UPE e ITEP) e pelo mestre Amauri.
pratica_da_teoria2
Mestre Amauri, instruindo sobre a geometria aplicada na escala 1:1 em canteiro pelos métodos de demarcações tradicionais.
pratica_estuque teste_marmorino
Mestre Amauri, instruindo sobre execução de ornatos integrados através das técnicas tradicionais com carrilhos e argamassas à base de cal hidráulica e areia.
Prof. Jorge E. L. Tinoco, instruindo sobre execução de revestimentos tipo marmorino e "barra de lustro".
beiral_triplice_telha-2 alvenaria_enxerto_bastarda2
Instrução sobre a técnica tradicional de execução de beirais tríplece telha (beira, sebeira e bica). Instrução sobre a técnica tradicional de enxertos em alvenarias de tijolos com argamassa bastarda.
modelos_reduzidos2 modelos_reduzidos
Instruções sobre as técnicas tradicionais da construção - ofícios das alvenarias e estuques, com modelos reduzidos. O CECI resgata a técnica de instrução antiga da observação de detalhes técnico-construtivos a partir de maquetes ou modelos reduzidos. (veja exemplo em França)
modelos_reduzidos3 modelos_reduzidos4
Estudo direto sobre tipos de argamassas tradicionais para revestimentos em alvenarias, onde as observações são devidamente anotadas no Manual Prático. Aluna fazendo anotações sobre as instruções recebidas.
visita_intradorso_telhado1 andaime_testando_alturas
Visitas orientadas às edificações em processo de obras de restauro ou que passaram por recentes intervenções. Há sempre um momento para verificar habilidades com as alturas dos andaimes, desafio aos que necessitam fiscalizar obras e serviços.
FID-2 cantaria_testes3
As práticas com pedras de cantarias começam pela elaboração de FIDs e seguem com os testes de limpeza.
cantaria_testes2 cantaria_testes
Aplicação de materiais tradicionais e sintéticos nas práticas de enxertos e próteses em pedras de cantaria, com registro das observações no Manual Prático.
forja_ferraria_3
Turma da 15a edição (2015) com o Prof. Jorge E. L. Tinoco, o mestre ferreiro-forjador e escultor, Lucena Neto, o instrutor Cícero Benício da Silva e o auxiiliar de restauro/ladrilheiro, Anderson Ferreira Costa. Forja e bigorna em primeiro plano, utilizadas nas práticas de ferraria.
marcenaria_carpintaria_samblagem2 marcenaria_carpintaria_mourao
Apresentação de ferramentas especiais (serrotes de mais de 30") necessárias no trabalho com barrotes e mourões de grandes seções. Teste de manobras manuais com barrotes e mourões de grandes seções.
marcenaria_carpintaria_ferramentas marcenaria_carpintaria_samblagem
Apresentação de ferramentas tradicionais para trabalhos de marcenaria e carpintaria com o mestre carpina-marceneiro, Moises Floriano de Arruda, membro de antiga linhagem de mestres artífices de Pernambuco. Experiências e testes com modelos reduzidos de samblagens em madeira para registros no Manual Prático.
escaiola_fazendo escaiola
Apresentação da técnica de execução de escaiola, pelo Prof. Jorge E. L. Tinoco, revestimento artístico de parede cuja elaboração é complexa e exige habilidades manuais.
Dinamicas_1 dinamica_canteiro_bancada
Atividades de dinâmicas de grupo para desenvolvimento de habilidades humanas e reconhecimento da necessidade do espírito da colaboração entre profissionais e integrantes num canteiro de obras e serviços.
Oficina_ladrilhos_3 fazendo_ladrilho_2
Atividades na Oficina de Mosaicos e Ladrilhos do CECI para instruções sobre produção, manutenção, conservação e restauro.

Vejam mais imagens do Canteiro Didático, aulas práticas e visitas orientadas: 14a edição; 13a edição; 11a edição; edições 2003 e 2005; outras edições

 

Projetos

Baltar Biblioteca

conservar_2

Pátio de São Pedro

plano-diretor

istmo

Leia a revista internacional

CT

Parceria voluntária

Lima_e_Silva_Advogado_e_Consultoria

 

 

 

Elaboração e acompanhamento de projetos de incentivos fiscais oferecidos em âmbito federal, estadual e municipal.

Você está aqui: Home Notícias Curso Gestão de Restauro - CANTEIRO DIDÁTICO