Programa de Capacitação Continuada

E-mail Imprimir

praticas_1O Pleno do Departamento de Arquitetura e Urbanismo - DAU, do Centro de Artes e Comunicação - CAC, da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, aprovou o Programa de Capacitação Continuada em Gestão e Prática de Obras de Conservação e Restauro do Patrimônio Cultural – Gestão de Restauro do CECI.

O programa faz parte das atividades docentes do Prof. Dr. Tomás de Albuquerque Lapa (DAU/UFPE) numa parceria com o Prof. Jorge Eduardo Lucena Tinoco (CECI) cujo objetivo é a capacitação continuada de profissionais nas atividades práticas da gestão do restauro.

Ao comemorar 20 anos de existência, nesta nova fase do CECI com a ênfase na educação, e sendo o Curso Gestão de Restauro o único na América Latina que utiliza a modalidade semipresencial para a capacitação de profissionais de Arquitetura e Engenharia, no âmbito da gestão e prática de obras de conservação e restauro do patrimônio cultural, verificou-se a necessidade de transformá-lo num Programa de Capacitação Continuada.

O Programa de Capacitação Continuada em Gestão de Restauro é aplicado através de um processo de aprendizagem profissional contínua que contempla três instâncias de metodologia didática:

1ª – Linear ou padrão que corresponde aos estudos básicos e regulares, supervisionados, envolvendo uma logística didática específica e programática de aulas e bibliografias padronizadas para a constante a atualização profissional;

2ª – Demandas ou não linear, aplicadas em função das necessidades do tema ou objeto de estudo (OE) que corresponde ou empírico que o(a) aluno(a) traz para o curso – os conteúdos são ajustados para momentos/contextos específicos, visando experiências reais;

3ª – Intrínseca ou de habilidades onde são aplicadas as práticas e os experimentos voltados a estimular o estudo investigativo autônomo e o desenvolvimento integrado das habilidades e competências conceituais, técnicas e humanas, úteis e eficazes à vida profissional. Aqui é proposta uma sequência de estudos de casos/soluções permeadas pelo trabalho do dia-a-dia de cada aluno. Também, entenda-se o vínculo dos alunos e ex-alunos mantém durante e após com o CECI através do Curso de Gestão de Restauro através de grupos pelas redes sociais, seminários e fóruns permanentes de discussão.

Estas três instâncias da formação continuada, sobretudo nos cursos de capacitação, utilizam ferramentas que se mostram eficientes no processo educativo que correspondem ao desenvolvimento das habilidades humanas, conceituais e técnicas.

IMPORTANTE:

Todos os alunos, ex-alunos, professores e instrutores do Curso Gestão de Restauro serão chamados para participar do Programa de Capacitação Continuada.

Arguadem o Edital de Chamada!


 

 

 

Projetos

Baltar Biblioteca

conservar_2

Pátio de São Pedro

plano-diretor

istmo

Leia a revista internacional

CT

Parceria voluntária

Lima_e_Silva_Advogado_e_Consultoria

 

 

 

Elaboração e acompanhamento de projetos de incentivos fiscais oferecidos em âmbito federal, estadual e municipal.

Você está aqui: Home Notícias Programa de Capacitação Continuada