
O 1o Encontro Luso-Brasileiro de Consevação e restauro foi realizado pela UCP nos dias 26 e 27 de setembro/2011 na cidade do Porto (Portuga)l. O Prof. Jorge E. L. Tinoco, convidado por aquela Universidade através da Prof. Dra. Eduarda Vieira para apresentar uma comunicação, abordou o tema: Teoria e Prática da Conservação no Uso de Materiais e Técnicas Tradicionais – As Experiências do CECI que será publicada em breve nas atas do Encontro.
O Encontro teve por objetivo reunir experiências, de práticas de conservação e restauro e de investigação desenvolvidas em Portugal e no Brasil. Participaram investigadores de várias instituições e de diversas áreas temáticas, desde os materiais inorgânicos à pintura, escultura, às artes decorativas e o ornamento, com o enfoque em diferentes perspectivas, nomeadamente os estudos laboratoriais, a conservação preventiva, os métodos de registo de imagem, o ensino da conservação e restauro, entre outros aspectos.
Tinoco apresentou o CECI como uma organização do terceiro setor, não-governamental. Fez uma narrativa sobre os materiais e as técnicas construtivas no Brasil/Pernambuco, apresentando as origens, os mestres artífices e os principais ofícios tradicionais. Mostrou a pertinência do uso dos materiais e técnicas construtivas tradicionais na conservação e restauro do patrimônio construído com um dos fatores de intervenções sustentáveis e inteligentes. Apresentou três experiências exitosas do CECI no âmbito das intervenções de conservação a partir dos estudos e práticas ao longo das onze edições do Curso de Gestão de Restauro e da prestação de serviços especializados executados pela Instituição.
Após o Encontro, a Dra. Eduarda e a sua orientanda de doutorado, Cláudia Emanuel, possibilitaram vários contatos com profissionais portugueses na área do restauro eda produção de azulejos históricos e cerâmica tradicional. Foram visitados o Centro de Artes - CEARTE, em Aveiro, onde o Prof. Fernando José Morgado apresentou as instalações do Centro e as principais etapas e procedimentos de feitura de azulejos históricos; no Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica - CENCAL, na cidade de Caldas da Rainha (Leiria), o Dr. Octávio Félix de Oliveira apresentou as modernas instalações do Centro cujo ensino e produção é motivo de orgulho e admiração.
Visitou-se o atelier do restaurador Luis Rosa nas cercanias de Tomar. Lá foi possivel presenciar a restauração de um silhar de azulejos (a frio) de um monumento de Coimbra,elaborada com um misto de emprego de materiais tradicionais e sintéticos.