Curso Obra-Escola de São João

E-mail Imprimir

sjoao1O CECI firmou contrato com a 5a SR/IPHAN para realização do Curso Obra-Escola de Restauração e Adaptação da Igreja de São João Batista dos Militares, localizada em Olinda, Pernambuco.

Inscrições para o Curso de 3 a 7 de janeiro de 2011 no www.ceci.educacao.biz ou na sede da SEPACTUR à Rua de São Bento, 128, no Varadouro em Olinda-PE.

O projeto de restauração e adaptação da Igreja de São João Batista dos Militares foi elaborado pelo CECI em 2005/2006 numa parceria com o IPHAN, o Governo do Estado de Pernambuco, a Prefeitura Municipal de Olinda e demais entidades interncionais. Naquela ocasião, o CECI realizou o Curso Restauração - Teoria e Prática, com 280h, onde foram aplicados os seguintes temas: levantamento arquitetônico, Mapa de Danos, Teoria do Restauro e Prática de Projeto.

A Igreja de São João Batista dos Militares foi construída na segunda metade do século XVI, sobrevivendo ao incêndio provocado pelos holandeses em 1631, provavelmente por estar situada fora das portas da cidade de Olinda e por ter servido de quartel de uso militar. Durante o período de reconstrução da Sé, entre 1656 e 1669, a Igreja serviu de Matriz, sendo seguida por um período de abandono, até que em 1695 foi cedida para a instituição da confraria militar sob a invocação de S. João Batista. Neste período foram realizadas obras de reparos, quase uma completa reconstrução da Igreja, que teve seu período áureo até um incêndio em 1773, no qual foi completamente destruída, sendo logo recuperada. Por volta de 1940 a Igreja de São João, dentre outras, foi objeto de cuidados obras de restauro e preservação por parte da Diretoria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (do Ministério da Educação e cultura) e na década de 1970 foi alvo de serviços de emergência.

Igreja São João em 1910

Igreja de São João em 1910 vista do Largo do Amparo. Fonte: arquivo FUNDAJ

A igreja, embora revestida de significado histórico, vinha sendo subutilizada. O Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada (CECI), em parceria com a Prefeitura Municipal de Olinda, o Governo do Estado de Pernambuco e demais entidades internacionais, realizou entre 2005/2006 extenso trabalho de levantamento arquitetônico, mapa dos danos, prospecções, estudos e análises. Neste, foi também proposto requalificar o uso da Igreja que à época estava com as atividades litúrgicas e comunitárias paralisadas.

A convite do Superintendente da 5a. SR/IPHAN, eng. Frederico Almeida, o CECI retoma os trabalhos iniciados anteriormente para a execução de um curso sob o regime de obra-escola onde serão capacitados jovens da comunidade em situação de risco e profissionais arquitetos e engenheiros. O uso proposto, além de espaço litúrgico servirá para os ensaios da Orquestra Sinfônica de Olinda.

Outros links do CECI sobre as ações na Igreja de São João Batista dos Militares de Olinda:

São João 1; São João 2; São João 3; São João 4; São João 5; São João 6 e São João 7

 

Projetos

Baltar Biblioteca

conservar_2

Pátio de São Pedro

plano-diretor

istmo

Leia a revista internacional

CT

Parceria voluntária

Lima_e_Silva_Advogado_e_Consultoria

 

 

 

Elaboração e acompanhamento de projetos de incentivos fiscais oferecidos em âmbito federal, estadual e municipal.

Você está aqui: Home