CECI na Association for Preservation Technology Internationa Conference( APT)

E-mail Imprimir

apt0 O CECI esteve presente na Conferência da Associação Internacional da Tecnologia da Preservação, Association for Preservation Technology International (APT), na cidade de Charleston, nos Estados Unidos, nos dias 30 de setembro a 04 de outubro. As arquitetas Aline de Figueirôa Silva, Laura Nobre Alecrim e Rosane Piccolo Loretto participaram do evento com trabalhos.



A APT é uma organização interdisciplinar voltada para a promoção de tecnologias para conservação de edificações históricas e de assentamentos urbanos. Possui membros em mais de 30 países, incluindo arquitetos, engenheiros, conservadores, consultores, curadores, historiadores, estudantes, técnicos e outras pessoas diretamente envolvidas na aplicação de métodos e de materiais para manter, conservar e proteger o patrimônio cultural para o seu uso e apreciação futuros.

O tema desta conferência foi "Cornerstones: collaborative approaches to preservation (Pilares: abordagens de aproximação para a preservação)”. A conferência incidiu sobre as diversas colaborações necessárias para o sucesso da prervação, tais como:

- participação de profissionais de distintas áreas;
- participação de agentes sociais envolvidos com o bem a ser preservado;
- estudo das técnicas tradicionais e da importância de capacitação de mão de obra para os ofícios tradicionais;
- colaboração entre técnicas tradicionais e contemporâneas;

A Conferência também continuou a tradição da APT de estabelecer padrões para ideologia da preservação, de apresentar as tecnologias mais atuais de apoio ao processo de preservação e de dar voz à comunidade internacional para os resultados de preservação. Foram realizados diversos workshops, simpósios, exibições, sessões temáticas e tours no local.

A Fundação Getty, com o objetivo de criar um fórum de discussão latino americano multilingüe (Inglês, Espanhol e Português), selecionou participantes da América do Sul e América Central para participar da conferência da APT 2012. Aline de Figueirôa Silva, Laura Nobre Alecrim e Rosane Piccolo Loreto fizeram parte deste grupo que recebeu apoio financeiro da Fundação Getty, junto a outros profissionais da Colômbia, República Dominicana, Jamaica, México e Peru. Este grupo foi coordenado pelo arquiteto Andrés Gaviria, da Universidade Javeriana de Bogotá - Colômbia. Com este fórum, foi possível promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre organizações e profissionais dedicadas à preservação do patrimônio construído no âmbito da América Latina.

Como requisitos para o recebimento do auxílio do Getty, cada participante enviou um pôster para ser discutido na Sessão de Pôster do Capítulo Latino-americano da APT.  

Laura Nobre Alecrim apresentou o Curso Obra-Escola desenvolvido durante a restauração da Igreja de São João Batista dos Militares em Olinda pelo CECI. Foram apresentadas as discussões para definição do formato do curso, resultando em uma colaboração entre arquitetos, mestres de ofício e a comunidade, tendo a Igreja de São João dos Militares como objeto de estudo para o curso.

apt5

Rosane Piccolo Loreto apresentou os trabalhos de conservação da pintura do forro da Sacristia da Capela de São Roque, Convento Franciscano de Olinda, empreendidos pelo CECI. Foi apresentada a metodologia participativa para a tomada de decisões sobre os procedimentos de conservação, na qual participaram profissionais de distintos campos disciplinares, além de diversos stakeholders.

apt2

Aline de Figueirôa Silva, professora do ITUC, apresentou o trabalho desenvolvido pelo Laboratório da Paisagem/UFPE, onde apresentou a Praça Faria Neves, no Recife, de autoria de Roberto Burle Marx como um estudo de caso de restauração de jardins históricos envolvendo experiências participativas.

apt4

Este é o quarto ano consecutivo que o CECI envia representantes para a conferência da APT através do auxílio da Fundação Getty.

Mais informações sobre a conferência em: http://www.apti.org/apt-ptn-2012-conference/cornerstones-collaborative-approaches-to-preservation/.

apt1

Da esquerda para a direita tem-se Aline de Figueiroa, Andres Gaviria, Laura Alecrim e Rosane Piccolo.

apt3

Participantes da Sessão de Poster do Capitulo Latino-americano.

 

 

 

 

 

 

Projetos

Baltar Biblioteca

conservar_2

Pátio de São Pedro

plano-diretor

istmo

Leia a revista internacional

CT

Parceria voluntária

Lima_e_Silva_Advogado_e_Consultoria

 

 

 

Elaboração e acompanhamento de projetos de incentivos fiscais oferecidos em âmbito federal, estadual e municipal.

Você está aqui: Home